sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Boa noite colegas do grupo 5 Meu primeiro contato com a leitura e com a escrita foi na escola. Iniciei a primeira série com 7 anos, numa escola de zona rural e sem pré-escola, pois na época nem existia. O gosto e o prazer em aprender e o incentivo de minha mãe era tanto que não tive nenhuma dificuldade na alfabetização, fui alfabetizada com a cartilha tradicional Caminho Suave. Durante os seis primeiros anos escolares lia muitas fábulas infantis que tinha nos livros didáticos ou pegava emprestado na biblioteca da escola. Dentre as fábulas mais lidas eram: A cigarra e a formiga, O rato do campo e o rato da cidade, Os três porquinhos, Branca de neve e os sete anões entre outras, lia porque gostava e não por imposição. Cursando o antigo ginásio lia bastante Monteiro Lobato com as obras: Sitio do Pica-pau Amarelo, Reinações de Narizinho, etc. e comecei a despertar o interesse por ciências da natureza através de pequenos textos trazidos nos livros didáticos. Por volta dos 14 aos 16 anos lia bastante livros de literatura indicados pela professora de língua portuguesa, esta sorteava alguns livros para serem lidos e comentados entre os alunos da turma, no final fazíamos prova sobre o livro. Os autores e obras mais exploradas na época eram: José de Alencar ( O Guarani, A Viuvinha, , O Tronco do Ipê entre outros); Machado de Assis ( Ressurreição, A Mão e a Luva, Dom Casmurro, Iaiá Garcia entre outras) e Mario de Andrade ( Amar Verbo Intransitivo e Macunaína), mas o que mais gostei foi os do Jorge Amado que me apaixonei e acabei lendo toda sua coleção. Quando iniciei o Magistério (PEB I) lia bastante literatura infantil, contos, par lendas, poesias etc. e também autores ligados a educação como Piaget, Paulo Freire, Maria Mantessori entre outras, daí em diante não parei mais de ler seja por prazer ou por necessidade, pois adquirimos e construímos conhecimentos através da leitura e da escrita. ( Ana Lúcia )

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